terça-feira, 8 de maio de 2012

Por que nem sempre se deve honrar pai e mãe.


Mateus 10:37

Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.

Mateus 10:39

Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á.



Mateus 10:34-39

“Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.

Que honra o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem honra o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.

E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdêla-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á”


Então devemos sempre honrar nossos pais!? Mesmo que eles não honrem nosso Deus!?


Mesmo que eles cultuem deuses pagãos, que sejam satanista, de religiões que possuam práticas de magia negra, que sejam psicopatas!?



Efésios 6:1-3

Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra”. (Que a sua obediência esteja em Deus dentro de seus mandamentos)


Lc 4, 8

"Amarás o Senhor, teu Deus, é só a Ele prestaras culto"


E quando honramos nossos pais de forma obediente e irracional, isso não significa imitar os que não  honram a Deus .



Exequiel 20:18-19



O que devemos fazer se nossos pais nos pedem para fazer algo errado? Neste caso, devemos obedecer a Deus, e não aos homens (Atos 5:28).



Êxodo 20:12

 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. E disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, afim de que não pequeis.


Êxodo 20:20

Então disse o SENHOR a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vós tendes visto que, dos céus, eu falei convosco. Êxodo 20:22


Então se pressupõe que todos os que ouviam à Moisés, eram israelitas, e honravam a Deus antes mesmo de honrarem a seus pais. Portanto dê todas as honras e glórias a seus pais desde que eles honrem primeiro à Jeová, que é o primeiro mandamento, pois se assim não o fizeres estarás desonrando a teu Deus. E este é maior de todos os pecados.



O Evangelho nos conta que um doutor da Lei se aproximou de Jesus para tenta-lo: "Mestre, qual é o principal mandamento da Lei?".

A resposta foi: "Amarás ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma e com toda a tua mente. Este é o maior e o primeiro mandamento" (Mateus 22,36-38). No primeiro mandamento está incluído o dever de adorar a Deus. Quando o demônio tentou a Cristo, pedindo-lhe que se prostrasse e o adorasse, o Senhor replicou: "Afasta-te, Satanás, pois está escrito: ao Senhor Deus adorarás, e só a ele darás culto" (Mateus 4,10). A adoração do Deus verdadeiro aparece no livro de Daniel - e na vida real de cada ser humano - como o contraste do primeiro mandamento. Para amar a Deus é necessário reconhecer antes seu senhorio e adora-lo; e se alguém não o adora, é porque não o conhece e não o ama, tendo sido Ele substituído pelas criaturas, que são os falsos deuses do egoísmo e do pecado.



Quando o rei Nabucodonosor ordenou que todos adorassem a estatua de ouro que tinha fabricado, os três jovens hebreus se negaram a obedecer, porque só se deve adorar a Deus. Estas passagens nos mostram a grandeza e a importância do primeiro mandamento, cujo conteúdo vamos agora entender de forma contextualizada.



O Evangelho nos conta que um doutor da Lei se aproximou de Jesus para tenta-lo: "Mestre, qual é o principal mandamento da Lei?".A resposta foi: "Amarás ao Senhor teu Deus com todo o teucoração e comtoda a tua alma e com toda a tua mente. Este é omaior e o primeiro mandamento" (Mateus 22,36-38).

No primeiro mandamento está incluído o dever de adorar a Deus. Quando o demôniotentou a Cristo, pedindo-lhe que se prostrasse e o adorasse, o Senhor replicou: "Afasta-te, Satanás, pois está escrito: ao Senhor Deus adorarás, e só a ele darás culto" (Mateus 4,10). A adoração do Deus verdadeiro aparece no livro de Daniel - e na vida real de cada ser humano - como o contraste do primeiro mandamento. Para amar a Deus é necessário reconhecer antes seu senhorio e adora-lo; e se alguém não O adora, é porque não O conhece e não o ama, tendo sido Ele substituído pelas criaturas, que são os falsos deuses do egoísmo e do pecado. Quando o rei Nabucodonosor ordenou que todos adorassem a estatua de ouro que tinha fabricado, os três jovens hebreus se negaram a obedecer, porque só se deve adorar a Deus. Estas passagens nos mostram a grandeza e a importância do primeiro mandamento, cujo conteúdo vamos agora entender de forma.



Mateus
10:37-38

Quem tiver maior afeição pelo pai ou pela mãe do que por mim, não é digno de mim; e quem tiver maior afeição pelo filho ou pela filha do que por mim, não é digno de mim. 38 E aquele que não aceita a sua estaca de tortura e não me segue não é digno de mim. 39 Quem achar a sua alma, perdê-la-á, e quem perder a sua alma por minha causa, achá-la-á.


Não carregue a cruz dos outros, pois aquele que veio para carregar a cruz da humanidade, já veio. Nãosirva de bode-expiatório para ninguém,cada um que carregue a sua própria cruz e pague pelos seus próprios pecados. Mateus 10:37-38