quinta-feira, 14 de março de 2013

A lógica da cor - Por Por Milton Correia Jr.

Há dias em que levantamos e enxergamos o mundo cor-de-rosa. Em outros, porém, tudo parece cinza. Que motivos nos levam a associar cores a sentimentos e emoções? Por que o rosa nos dá a sensação de alegria; e o cinza, de tristeza? Esse é um assunto que a psicologia estuda há décadas e ainda causa controvérsia. Mas uma coisa é certa: as cores estimulam sensações e até mesmo produzem alterações no funcionamento do nosso organismo.
A cor nada mais é que luz, ou seja, fótons que são emitidos por determinados átomos em processos naturais ou artificiais. Quando refletida nos objetos, a luz é traduzida em cores de comprimentos de onda que variam entre 400 e 770 nanômetros (milionésimos de milímetros). Cada cor tem um determinado comprimento de onda dentro dessa faixa e, no olho humano, há células especiais, cones e bastonetes, capazes de captar as cores e enviá-las ao cérebro. Evidências científicas sugerem que a luz de diversas cores, ao entrar pelos olhos, afeta diretamente o centro das emoções. Embora a maioria das pessoas enxergue a cor da mesma maneira, cada um de nós responde a esse estímulo de formas diferentes. Ou seja, é um fenômeno subjetivo e individual.
Eric Calderoni, psicólogo e professor de comunicação, vice-presidente da Associação de Pós-Graduandos da PUC-SP, desenvolveu pesquisas sobre o assunto. Ele afirma que não há consenso na psicologia sobre o efeito de cada cor sobre os seres humanos, porque é extremamente difícil investigar o impacto psicológico das cores de maneira científica. Entre outras, as maiores dificuldades são determinar como o impacto se manifesta no comportamento e se a sua reação é produzida pela exposição à cor ou por outros estímulos.
Em síntese, Calderoni divide o impacto psicológico das cores em dois grandes grupos de teorias: percepções natas e percepções de aprendizado. Segundo a teoria "inatista", já nascemos programados para sentir as emoções produzidas pelas cores, pois esses padrões derivam de impactos positivos e negativos sobre a seleção natural da espécie. Nesse caso, o homem primitivo, em sua evolução, foi associando as cores a fatores de sobrevivência. Nas teorias inatistas, os impactos psicológicos seriam os mesmos, mas não as reações, que dependeriam da personalidade de cada um.
A teoria do aprendizado, por sua vez, acredita que o indivíduo, durante sua vida, passa a associar cada cor a uma emoção e a um padrão de comportamento. Por exemplo, se viveu experiências agradáveis numa casa pintada de verde, vai gostar dessa cor e de tudo o que relaciona com ela; se tiver experiências negativas irá rejeitá-la. Ambas as teorias dizem que a maioria das pessoas pode reagir de maneira parecida a determinada cor por ter compartilhado experiências semelhantes, como o calor dos dias ensolarados, que associa amarelo à animação, à alegria e ao prazer. A teoria do aprendizado afirma, no entanto, que pessoas de determinada classe social têm experiências semelhantes, o que as faz reagir perante as cores de maneira diferente de pessoas de outras classes.

Os resultados de estudos sobre efeitos psicológicos das cores nos seres humanos são utilizados pela indústria e comércio para comunicar e vender. A cadeia McDonald's de lanchonetes usa vermelho, amarelo e laranja na decoração das suas lojas e na comunicação visual, pois são cores quentes e vibrantes que estimulam o metabolismo e aumentam o apetite. Paula Csillag, professora de linguagem visual e cor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de São Paulo, observa que, embora haja consenso sobre a propriedade de certas cores, ele varia conforme a época, a cultura e a religião.
Em inglês, por exemplo, a expressão I'm blue ("estou azul"), que nomeia o sentimento dominante da música "blues" dos antigos escravos negros dos Estados Unidos, significa estar deprimido, para baixo. O verde é a cor do Islã e o branco quer dizer luto em alguns países do Oriente. Na China antiga, o vermelho era o símbolo da boa sorte. Na moderna, foi associado à luta e ao sangue do povo.
"O roxo, no Brasil, era ligado à morte, por causa da religião católica e da Quaresma. Porém, as novas gerações já não fazem mais essa ligação", explica Paula. A mudança natural de hábitos e padrões faz com que a indústria também se modifique. Hoje, há um refrigerante com zero caloria vendido em latas pretas e vermelhas, antes destinadas apenas a inseticidas. E o azul, que não era usado nas embalagens de alimentos, porque na natureza não há alimentos com essa cor, foi incorporado, recentemente, sobretudo nos laticínios.
Psicologia da cor
O psicólogo clínico paulista Paulo Félix, presidente da Associação Pró- Cor do Brasil, recomenda para o tratamento dos seus pacientes, entre outros métodos, o jogo na caixa de areia na abordagem da psicologia gestalt, baseado na teoria da percepção de cores e formas. Por meio da cor e sua associação com figuras e objetos, ele induz os pacientes a expressar emoções e sentimentos. "São associações sutis, pois a cor está diretamente ligada à personalidade", assegura.
Como sua primeira formação foi como químico, Félix trabalhou vários anos na indústria têxtil, estudando e desenvolvendo cores para tecidos e estampas. Segundo ele, um detalhe como uma sola vermelha num sapato preto feminino produz toda uma conotação de sofisticação e elegância. Entretanto, uma mesma cor pode desencadear emoções diferentes: o verde, por exemplo, tanto pode estar associado a gramados e bosques prazerosos quanto a selvas impenetráveis e perigosas. "Alguém tímido ou deprimido jamais vai usar cores fortes e vibrantes, a menos que queira, conscientemente, camuflar esses sentimentos e passar uma imagem diferente", garante.
Embora a indústria da moda imponha determinadas cores em suas coleções, nem sempre elas fazem sucesso e correm até o risco de ser rejeitadas se não for feito um estudo prévio do seu impacto psicológico. A rejeição pode estar ligada a fatores psicossociais e culturais, pois o que funciona em um país pode não dar certo em outro.Na Europa, especialmente na Inglaterra, os consumidores atualmente tendem a boicotar roupas feitas com tecidos que foram tingidos com pigmentos nocivos aos seres humanos e ao meio ambiente
Sensação
A impressão imediata causada por uma cor corresponde ao grau de excitação das redes neurais nas terminações nervosas da retina do olho humano, proporcional à magnitude da cor como estímulo eletromagnético.
Associação
A sensação da cor provoca uma reação emocional. A nomeação dessa emoção é possível dependendo do grau de atenção, de vivências emocionais anteriores, da memória e dos recursos linguísticos da pessoa.
Representação O conjunto das opiniões e sensações comuns produzido pela maioria das pessoas sobre o significado de determinadas cores.
Impressões subjetivas
A preferência por determinadas cores pode sinalizar traços de personalidade e aspectos inconscientes.
BRANCO
Sensação: luz-espaço Associação: neve, clara de ovo, papel, arroz, vestido de noiva Representação: paz, harmonia, pureza, limpeza
Impressão subjetiva: inibição dos impulsos, bloqueios, perturbação
VERDE
Sensação: frescor Associação: relva, mata, ar puro Representação: paisagens naturais, palmeiras, duendes, liberdade, abertura
Impressão subjetiva: angústia, autocontrole
VERMELHO
Sensação: euforia, exaltação, calor
Associação: sangue, boca, maçã, morango, pimenta, Ferrari, Papai- Noel
Representação: perigo, desejo, força, paixão, fogo, sexo Impressão subjetiva: agitação, impulsividade, agressividade
LARANJA
Sensação: vigor, vitalidade, fulgor, intensidade
Associação: outono, laranja, girassol, cenoura, gema de ovo, Dia das Bruxas
Representação: poder, exuberância, calor, ingenuidade
Impressão subjetiva: criatividade, entusiasmo, inquietude
AMARELO
Sensação: vitalidade, brilho, luminosidade
Associação: ouro, sol Representação: prazer, riqueza, Brasil
Impressão subjetiva: alegria, disposição, ambição, medo
PRETO
Sensação: escuridão-espaço Associação: noite, ébano, carvão
Representação: morte, noite, sombra, autoridade, vazio, sofisticação
Impressão subjetiva: tristeza, melancolia, depressão
AZUL
Sensação: frio, imensidão
Associação: céu, firmamento,
mar
Representação: magnitude,
dignidade, beleza
Impressão subjetiva:
supercontrole, negativismo
ROXO
Sensação: suavidade,
profundidade
Associação: violeta, ametista
Representação: magia, luxo,
esoterismo
Impressão subjetiva: inquietação,
intuição, profundidade,
labilidade afetiva, introversão
Fonte: lista adaptada por Paulo Félix a partir do original Color Psychology and Color Therapy, de Faber Birren (McGraw-Hill).
Ambientes e contrastes
A arquiteta e urbanista Lilian Ried Miller Barros criou o espaço Universo da Cor, em São Paulo, para agregar pesquisadores e profissionais interessados na discussão de questões que envolvem o conhecimento consistente da cor. Segundo ela, não se pode analisar apenas a influência isolada de cada cor, mas a composição do cenário como um todo num determinado ambiente, especialmente suas nuances e contrastes. "Ambientes com fortes contrastes entre as cores nos deixam mais despertos e alertas, enquanto contrastes suaves nos provocam a sensação de relaxamento", afirma.
O azul, por exemplo, é uma cor fria que tranquiliza, mas também pode ser impactante, pois se estiver num espaço onde todas as cores são quentes, chamará a atenção. Além disso, há padrões que não mais se sustentam. Hoje, as casas de saúde procuram imitar hotéis, para se tornar menos frias e impessoais, e o famoso verde-hospital deixou de ser a cor predominante, embora possua reconhecidas propriedades calmantes e terapêuticas.
Outra questão importante é como a textura dos objetos influencia na percepção da cor: uma cor fria numa textura rústica pode denotar uma sensação de conforto, utilizável para tornar os ambientes mais aconchegantes. Lilian Barros, que realizou vários projetos de ambientação para redes de bancos e empresas, afirma que a tendência atual é as pessoas trabalharem em grandes espaços. Por isso, é preciso saber usar as cores para criar uma identidade visual adequada, a fim de que todos possam se situar e se orientar no ambiente. A arquiteta usa elementos da flora e da fauna brasileira para criar padrões com cores diferenciadas.
Cela para durões
Em 1978, o psicólogo norte-americano Alexander G. Schauss conduziu experiências com um determinado tom de rosa e seus efeitos no comportamento humano. Essa cor rosa, batizada de Baker-Miller Pink, segundo ele, possuía propriedades calmantes e diminuía o apetite. Em 1979, a Marinha dos Estados Unidos testou a cor em celas especiais do centro correcional em Seattle, chegando à conclusão de que os detentos ficavam mais calmos com apenas 15 minutos de exposição. Décadas depois, algumas penitenciárias adotaram a cela cor-de-rosa, como a State Correctional Institution, de Rockview (foto), onde as celas para confinamento solitário são conhecidas como Restricted Housing Unit. A finalidade é tranquilizar prisioneiros agressivos e desordeiros. Mas o uso das celas também causa polêmica, pois, na opinião de alguns advogados, trancafiar presos em celas cor-de-rosa equivaleria a uma tortura psicológica. Quartos pintados com essa cor especial também são usados em clínicas psiquiátricas com igual finalidade. Numa pesquisa realizada no México, dois vestiários de times de futebol foram pintados de maneira distinta: um com cores estimulantes e outro com tons tranquilizantes. Em geral, as equipes do vestiário com cores estimulantes faziam o primeiro gol das partidas.

O jogo de sinuca e a lógica do jogo social - as cores.

 O jogo de sinuca e a lógica social - o jogo das cores.




A bola 1, AMARELA, fora do jogo, primeiro az de ouro, trás sorte, raramente entra no jogo. Intelectualidade, análise, optimismo e procura do essencial. O amarelo significa a atividade mental. Pode indicar evolução, luz, sabedoria e intelecto. O amarelo é a capacidade e a clarividência, pode considerar-se como o despertar do ser para formas evoluídas de faculdades psíquicas e de uma elevada sensibilidade. Sensação: vitalidade, brilho, luminosidade. Associação: ouro, sol Representação: prazer, riqueza, Brasil
Impressão subjetiva: alegria, disposição, ambição, medo.
O significado do 1 - O que lidera: Início, Força, Liderança, Individualidade, Independência, Coragem, Ousadia, Iniciativa e Conquista. Positivo: Individualidade, Espírito de Liderança, Criatividade, Atividade, Ambição, Audácia, Auto confiança, Positividade, Pioneirismo e Persistência. Negativo: Egocentrismo, Autoritarismo, Arrogância, Repressão, Egoísmo e Cinismo.
Símbolo: o ponto
Planeta: Sol
Elemento: fogo
Signo: Sagitário e Aquário
Metal: ouro.
Pedras: Topázio, citrino e diamante.
Perfume/aroma: mulheres que combinam o espirito brincalhão com um delicioso toque de ironia. Esta é a essência do estilo britânico: Irreverência sempre com muito charme, aonde sua confiança e elegância se revelam através da autenticidade, essência de flor de laranjeira.
Profissões: Farmácia. Inventor, aviador, engenheiro, advogado, professor, diretor de empresas, ou alguma atividade no campo da eletricidade e do automobilismo.
As pessoas de personalidade 1 são líderes natos em tudo. Muito autoconfiante, tem êxito em tudo que faz. Este número caracteriza pessoas ambiciosas, inovadoras, pioneiras, aventureiras, individualistas, independentes, corajosas, determinadas, líderes, meigas e atenciosas mas com dificuldade em demonstrar os seus sentimentos. Inteligente, pioneira, honesta, adora desafios, novidades e vai querer ser sempre a primeira em tudo. Independente, ágil, desenvolve-se rapidamente. Gosta de preservar a intimidade e estará sempre mudando alguma coisinha de lugar no seu espaço. É líder de grupo. Mas também é um pouco egoísta e preguiçoso. Para manter um bom relacionamento com alguém desse número, não tente impor suas idéias, mas procure sempre argumentar.

A bola 2, AZUL, dos pares, das relações harmônicas, por isso azul, cor da lógica e ponderação.
O azul é uma cor suave, que induz à calma, tranquilidade, ternura, afetuosidade, paz e segurança. Favorece as atividades intelectuais e a meditação. É uma cor passiva, concêntrica, perceptiva, sensível e unificadora.
A contemplação do azul determina a profundidade, sentimento de comunhão no infinito, sensação de leveza e felicidade. É a cor preferida das pessoas calmas, seguras, equilibradas e leais. O azul estimula na personalidade a doçura, o equilíbrio, a sensatez e a ternura. É a cor da compaixão, da paz de espírito, da ética, da integridade e da confiança.
Favorece a criação e a manutenção de um ambiente calmo nas nossas casas ou locais de trabalho.
Num sentido mais profundo, o azul é a cor da nossa identificação com o planeta, que visto do espaço é azul. Nas suas tonalidades mais escuras, o azul é relacionado com o infinito profundo e a eternidade; nos seus tons mais claros, ao êxtase místico. Quando existe aversão ao azul pode significar confusão e instabilidade mental, inquietação, ansiedade, inconstância, orgulho e rebeldia.
Efeitos orgânicos
Redução suave da frequência cardíaca, diminuição do ritmo respiratório, redução da pressão sanguínea, inibidor de descargas de adrenalina, ligeiro efeito hipnótico no sistema nervoso central. Com a redução dos ritmos cardio-circulatórios, respiratórios e nervosos, o organismo tem uma melhoria considerável no que se refere a energia.
O significado do 2 - O que lidera: Associação, Dualidade, Cooperação e Diplomacia.
Positivo: Espírito de Colaboração, Modéstia, Paciência, Solidariedade, Receptividade, Emoção e Amabilidade. Negativo: Timidez, Medo, Indecisão, Necessidade de União, Dependência, Submissão e Depressão.
Símbolo: yin e yang.
Planeta: Lua
Elemento: água.
Signo: Aquário e Peixes
Metal: prata.
Pedras: lápis lazulil, turqueza, água marinha e topázio.
Perfume/aroma: essência de erva-doce – Cool Water, Blue Lable Givenchi
Profissões: Administração, Artes Cênicas, Artes plásticas, Biologia, Educação Física, Engenharia, Economia, Física, Matemática, Fonoaudiologia, Psicologia Pedagogia, Música, Marketing, Propaganga, Química, Relações Internacionais, Comercio exterior, Relações Públicas, Ciências da computação, Normal superior e Turismo. Estatístico, escriturário, bibliotecário, político, diplomata, músico ou pintor.
Este número caracteriza pessoas equilibradas, receptivas, amáveis, sensíveis, sinceras, diplomáticas, cooperativas e românticas. Emotiva, sabe como cativar as pessoas. Solidária por natureza, estará sempre pronta a ajudar os amigos, mesmo que, às vezes, use esse seu lado como forma de chamar a atenção. Também é do tipo que precisa estar sempre com alguém, não importa se é amigo, pais ou familiares. É sociável, gentil e considera muito as pessoas. Paciente, busca sempre a união É facilmente adaptável, mas pode tornar-se indeciso. É muito atenta e compenetrada. Por ser muito diplomática e ter grande facilidade de adaptação, convive muito bem em todos os ambientes que frequenta. Costuma aceitar os próprios erros e não tem vergonha de pedir desculpas. Gosta de manter seu espaço sempre bem arrumado. O medo da doença faz com que busque sempre uma alimentação mais saudável.
São ótimos parceiros no amor. Muito amorosa e compreensiva, a pessoa de personalidade 2 adora dar atenção aos outros, principalmente para a pessoa amada. É muito recatada no amor e sempre o compara ao sexo. Em compensação é muito tímido e tem medo de aceitar novas oportunidades. Devido à sua timidez, sente dificuldade em se relacionar com estranhos, à primeira vista, mas, quando se solta, é muito amável.

A bola 3, VERMELHA, de alerta depois da terceira com menos de 16 anos é melhor que você case com ela.
Uma cor ativa e estimulante, que transmite impulsividade, avidez, excitabilidade, impulso sexual e desejo. O vermelho favorece a força de vontade, a conquista, a vitória, a gloria e a capacidade de liderança. A sua contemplação estimula a ação, a luta, a conquista. É a cor das pessoas possuidoras de magnetismo pessoal e de grande força vital psíquica ou orgânica. São pessoas dinâmicas, instáveis, empreendedoras e às vezes até violentas em casos extremos.
O vermelho é preferido por de frequência baixa. É rejeitado por pessoas agitadas e irritáveis. Estes sintomas podem aparecer mesmo quando há carência de energia, como nos casos de cansaço extremo.
Efeitos orgânicos
Aumenta a pulsação, a frequência cardíaca, a pressão arterial e o ritmo respiratório. Estimula a força vital, a atividade nervosa e glandular e favorece a contração da musculatura.
É a cor das paixões violentas, da raiva e sensualidade. Refletem energias bastante poderosas e geradoras ou destruidoras da vida. O vermelho indica grandes capacidades a nível mental. Afeta o sistema circulatório, bem como aparelho reprodutor. Indica ainda grandes capacidades de ordem ou desordem mental. Vínculo afetivo, profundidade nas relações, efervescência, dinamismo, calor, força e agressão. Ela pertence à eternidade dos afetos. Proporciona vitalidade, mas aumenta a pressão sanguínea. Sensação: euforia, exaltação, calor. Associação: sangue, boca, maçã, morango, pimenta, Ferrari, Papai- Noel. Representação: perigo, desejo, força, paixão, fogo, sexo Impressão subjetiva: agitação, impulsividade, agressividade.
O significado do 3 O que Comunica : Expressão, Comunicação, Criatividade, Sociabilidade e Múltiplos talentos. Positivo: Otimismo, Talento, Bom gosto, Comunicação,
Cordialidade e Sociabilidade. Negativo: Exibicionismo, Superficialidade, Fofoqueiro,
Extravagante, vaidoso e Tagarela.
Símbolo: o triângulo.
Planeta: mercúrio
Elemento: ar.
Signo: Peixes e Áries
Metal: estanho.
Pedras: Rubi, granada, jaspe e óxido de silício.
Perfume/aroma: Pimenta Rosa, Cassis, Framboesa, essência de morango, rosas – Pi, Joop nightfligth, CH carolina Herrera
Profissões: Direito, Jornalismo, Técnico em Segurança do Trabalho e Oficial de Justiça. Orador, escritor, ator, pintor, músico, humorista, produtor cultural, cabeleireiro ou vendedor.
Este número caracteriza pessoas comunicativas, expressivas, simpáticas, interativas, otimistas, inteligentes, criativas e bem-humoradas. O número três é adaptável, alegre, sociável, ótimos comunicadores(as), gostam de manter a harmonia e o equilíbrio em suas vidas. Contudo, também são exageradas e têm dificuldade em terminar os projetos em que se envolvem. Extrovertido dono de grande magnetismo pessoal, promove o desenvolvimento de todos ao seu redor, irradiando alegria, entusiasmo. Sua criatividade ilimitada faz com que tudo pareça possível.  Constitui a expressão do sucesso, da sorte, da fertilidade e da beleza. É feliz, criativo, intelectual e otimista. Também é refinado e gosta de coisas caras. Mesmo que em alguns momentos pareça dispersivo, na verdade é muito observador e registra tudo o que se passa à sua volta. Tem o dom da criatividade e usa desenho, teatro e pintura como formas de expressão. Inimigo da rotina, está sempre buscando o novo. Aprende com facilidade. Vive cercado de amigos. Gosta de ambientes alegre e aconchegante. Quando doente, precisa de muita atenção. No trabalho, o sucesso virá através de oportunidades inesperadas que exigem pensamento rápido para achar soluções inéditas e criativas. Conquista a todos com seu encanto natural e não precisa se esforçar para chamar a atenção. Muito romântica e sedutora, alegre, extrovertida e sociável, a pessoa de personalidade 3 transmite muita confiança no amor e na vida. Mostra-se tímido ainda mas, aos poucos, desenvolve uma grande autoconfiança.

A bola 4, ROXA OU VIOLETA, da lógica da bruxas. O roxo ou violeta é uma resultante da mistura do vermelho com o azul, conservando as propriedades de ambos, embora seja uma cor distinta. O violeta ou roxo tenta unificar a conquista impulsiva do vermelho com a entrega delicada do azul. É a cor da identificação com o lado misterioso da vida. Permite a sensação de fusão entre sujeito e o objecto, entre o indivíduo e o todo. É, definitivamente, uma cor ligada ao encantamento, ao sonho, ao estado mágico da mente, aos desejos espirituais, ao deleite espiritual ou astral.
O violeta é uma cor preferida mais pelas crianças ou por pessoas imaturas ou que estejam em processo de procura de um sentimento espiritual para as suas vidas. Mas isso não quer dizer que a escolha do violeta signifique falta de maturidade ou de dependência. Quem prefere o violeta é claramente sensível, delicado, religioso e esotérico. É a cor das pessoas que têm insegurança emocional e uma certa instabilidade psíquica. O violeta é uma cor feminina, transmitindo misticismo, identificação cósmica, intimidade sensível, encantamento e irrealidade. Carência afetiva, auto-destruição, crises de personalidade, materialismo excessivo.
Nós seres humanos normais, temos um mecanismo básico, binário de pensamento, claro x escuro, forte x fraco, bonito x feio... Porém as bruxas possuem duas personalidades, estão sempre desenvolvendo duas lógicas de raciocínio. Sensação: vitalidade, brilho, luminosidade. Associação: ouro, sol. Representação: prazer, riqueza. Impressão subjetiva: alegria, disposição, ambição, medo.
As bruxas possuem duas personalidades, portanto duas metades com dois polos cada, e para elas não é só uma questão metodológica. Aumenta a capacidade de sacrifício e a perseverança. E transfere energia de um corpo para o outro, pois é uma cor intermediária que vibra entre o vermelho e o azul, entre o instinto e a razão.
O significado do 4 O que realiza: Ação, Estabilidade, Firmeza, Segurança, Conservador, Organizado e Honestidade. Positivo: Praticidade, Disciplina, Lealdade, Organização, Franqueza, Construtor, Cautela, Trabalhador, Resistência e Amor a Tradição. Negativo: Rigidez, Conformismo, Avareza, Apego ao Passado, Medo do Novo, Sistemático e Visão
limitada.
Símbolo: o quadrado.
Planeta: Saturno e Urano
Elemento: terra
Signo: Áries e Touro
Metal: ouro.
Pedras: ametista, safira, e topázio.
Perfume/aroma: Femme Fatale exóticos e misteriosos. As principais notas são pimenta, mirra, incenso, flores raras, além de especiarias orientais mais adocicadas, como canela, cravo e noz moscada – Ck One, IN2U
Profissões: Designe de Moda, Geografia, História, Letras e gastronomia. Empreiteiro, fazendeiro, mecânico, projetista, político, operário de fábrica ou da construção civil. Este número caracteriza pessoas fortes, com boa capacidade de argumentação, práticas, leais, justiceiras, minuciosas e organizadas. Contudo, também são excessivamente sérias, pouco imaginativas e conflituosas. Também são honestas, capazes e perseverantes. A pessoa de personalidade 4 é altamente metódica e objetiva. Não gosta de rodeios preferindo ir direto ao assunto. Desde pequeno vai mostrar-se disciplinada e muito sistemática. Não terá dificuldades em se adaptar à rotina. É paciente e responsável. Gosta de ordem e regularidade. Mas é autoritária e tem tendência a criticar demais as coisa, querendo que tudo seja a sua maneira. Evite prometer o que você não puder cumprir: ela vai cobrar a promessa durante o resto da vida.Tem uma incrível habilidade manual. É uma especialista em montar e desmontar quinquilharias. E depois, fica esperando os elogios por suas criações. É extremamente organizada. Muito exigente com os colegas de trabalho e amigos, deseja deles a mesma perfeição que busca para si.
Perfeccionista ao extremo, inclusive no amor, não gosta muito de inovar e prefere as 'fórmulas' mais tradicionais.

A bola 5, RÓSEO, É a afeição e o amor puro, como os das crianças. Indica compaixão e pureza. Sociabilidade, alegria e um sentimento de compartilhar o que a vida tem de bom. Necessidade de sentir que à sua volta tudo e todos se preocupam com você. Normalmente, quando esta cor faz parte da aura, indica que se tratam de pessoas afáveis e de certa maneira com uma postura reservada, modesta e tímidas.
O significado do 5 O que é Livre: Liberdade, Evolução, Curiosidade e Aventura. Positivo:
Entusiasmo, Espírito ousado, Empreendedor, Aventureiro, Versátil, Livre, Sensual,
Viagens e Mudanças. Negativo: Irresponsável, Inquieto, Infiel, Impulsivo, Instável,
Impetuoso e Ansioso Vícios.
Símbolo: a cruz.
Planeta: Mercúrio
Elemento: ar
Signo: Touro e Gêmeos
Pimenta Rosa, Cassis e Framboesa
Metal: mercúrio (não deve entrar em contato com a pele).
Pedras: diamante, espinela, quartzo rosa.
Perfume/aroma: Floral, Jasmim, Indol, essência de rosa.
Profissões: contador, psicólogo, pesquisador, vendedor, agente de viagens ou de seguros, guia turístico ou corretor de bônus e ações.

A bola 6, VERDE, Esta cor pode indicar sentimentos extremos que vão desde sensibilidade e grande compaixão até a motivações como o engano, o artifício e a rudeza. Pode ser a calma e a honestidade (entenda-se neste caso, honestidade como ser de confiança). As pessoas que possuem esta cor na sua aura geralmente são dotadas com a capacidade de curar. Sensação: frescor Associação: relva, mata, ar puro. Representação: paisagens naturais, palmeiras, duendes, liberdade, abertura. Impressão subjetiva: angústia, autocontrole.
O significado do 6 O que concilia: Harmonia, Equilíbrio, Verdade e Justiça. Positivo: Espírito conciliador, generosidade, Estabilidade, Idealismo, Preocupação com o lar e a comunidade; Companheirismo e Emotividade. Negativo: Acomodação, Espírito de
Mártir, Ansiedade, Apego excessivo e Ciúmes.
Símbolo: dois triângulos opostos.
Planeta: Vênus
Elemento: ar.
Signo: Gêmeos e Cãncer
Metal: cobre.
Pedras: Quartzo verde, esmeralda, aventurino,safira e turquesa.
Perfume/aroma: Herbais - Fragrâncias baseadas em ervas e temperos, como alecrim, manjerona, palma rosa que proporcionam um aroma silvestre. Polo, Polo Sport
Profissões: Biomedicina, Bioquímica, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia Clínica, Veterinária e Zootecnia. Médico músico, funcionário público, dona-de-casa, decorador de interiores, cozinheiro ou professor.
Este número caracteriza pessoas responsáveis, simpáticas, amáveis, artistas, criativas, equilibradas, humanitárias, compreensivas, honestas e fiéis. São pessoas intelectuais, imaginativas e sempre estão procurando ser perfeccionistas. São atenciosos com a família, nas relações amorosas e adoram ter responsabilidade. Deseja casar-se, ter um companheiro, uma família. Emanam vibrações artísticas e domésticas. Buscam um lar feliz e o sentir-se útil a uma comunidade. A pessoa de personalidade 6 é passional e humanista. Com uma grande necessidade de ajudar os outros, ela pode até se sacrificar pelos que ama. Carinhosa, compreensiva, meiga, responsável. Meiga, querida por todos e muito apegada à família. Adora a companhia dos pais, dos avós, ter amigos e receber visitas.

Desde pequena, já se mostra uma excelente anfitriã. E para isso, faz questão de uma casa bonita e confortável. Solidária, empresta ou dá, com prazer. Sensível, em um ambiente mais tenso, pode se deprimir e chorar. Normalmente tolerante, torna-se muito teimosa quando contrariada. Movida a elogios, precisa do seu apoio e incentivo. É ativa, inquieta, pensa rápido e gosta de variedade. Não gosta de rotina, prefere tudo o que é novo. Assume mil responsabilidades ao mesmo tempo. E apesar de sobrecarregada, saberá dar conta de tudo. Sem reclamar ou pedir ajuda
Sexualmente aparentemente é passiva mas procura agradar sempre o parceiro. Pode se tornar dominadora e possessiva se sentir-se insegura em relação aos seus sentimentos.

A bola 7, MARROM, representa a estabilidade, a necessidade de segurança, a dependência, a disciplina e a uniformidade e desenvolvendo o sentido das responsabilidades. Como o marrom é uma espécie de vermelho escurecido, ele possui a vitalidade e a força impulsiva do vermelho, só que de forma atenuada pelo preto neutralizador. Assim, o marrom é uma cor que transmite uma vitalidade passiva. É uma cor indiferente, habitualmente preferida por religiosos e caminhantes. Por isso é que se diz que o marrom realça a importância das raízes, da terra, do lar e do conjunto social.
O que significa o 7 O que pensa: Análise, Investigação, Lógica, Misticismo e Reflexão. Positivo: Sabedoria, Tranqüilidade, Introspecção, Intuição, Poder de análise, Meticulosidade, Perfeccionista e Intelectual. Negativo: Desligamento, Melancolia, Apatia, Falta de objetivos, Exigente, Crítico em excesso, Auto destrutivo, e Racionalidade.
Símbolo: estrela.
Planeta: Netuno
Saturno e Urano Cor: púrpura e violeta.
Elemento: água.
Signo: Câncer e Leão
Metal: prata.
Pedras: axinite, ametista e rutilo violeta.
Perfume/aroma: As jovens, ou jovens de coração, que são reservados e gostam de desfrutar de solidão e tranquilidade tendem a preferir as fragrâncias orientais, bem doces - amadeirado – Jadore, Malbec, Azzaro, Attimo Ferragamo Pour Homme, Be Delicious
Profissões: cientista, professor, escritor, horticultor, inventor, advogado, ator, psicanalista, líder religioso ou atividades ligadas ao ocultismo.
Tem uma vida interior muito rica, preza o silêncio e a quietude. Trabalha mais para o bem dos outros que para o próprio. É uma pessoa grandiosa, que é atraída por grandes negócios. Mas é um pouco avarenta e extravagante. Pode ficar um bom tempo sozinha,concentrada. Gosta de um ambiente arrumado, fugindo do barulho e da agitação. Ama a natureza e os animais. Normalmente obediente e educada, tem incrível sensibilidade para distinguir o certo do errado, e se ressente demais com as injustiças. É uma perfeccionista, defensora do respeito e da privacidade
Geralmente solitária, ela se isola e precisa de muito tempo para realmente se entregar a qualquer tipo de relacionamento pois prefere este isolamento.

A bola 8, PRETA, sempre que fica por última, induz ao seguinte raciocínio: " sorte no jogo ou sorte no amor". Se a aposta for alta se concentre no jogo. Sensação: escuridão-espaço.
O preto transmite uma sensação de renúncia, entrega, abandono e introspecção. A sua condição de total ausência de cores relaciona-a simbolicamente com a ideia do nada, do vazio. Por isso expressa a concepção abstrata do zero, da negação, do espaço infinito, do não ser, do não (o branco dá a ideia do sim). Preto e branco são tons extremos que estão ligados ao simbolismo cabalístico do alfa e do ómega, do princípio e do fim.
O preto significa também o destino e a morte, favorece a auto-análise e permite um conhecimento do indivíduo no seu processo existencial. No Ocidente, o preto é a cor do luto por expressar melhor a eternidade no seu sentido mais profundo: a não existência.
As pessoas que preferem o preto ou têm atração por ele são estranhas, distantes, taciturnas, procuram a renúncia e o isolamento. É a cor predileta dos monges e outros tipos de religiosos, pois permite um maior contato com o inconsciente e com a vida interior.
Esta cor, pode ser considerada com um coeficiente elevado de dificPerfume Be Delicious Men uldade na sua interpretação. Pode indicar tragédias, morte e doença. No entanto, também pode ser uma cor de proteção, purificação, auto limpeza e todas as formas de defesa em relação a males vindos do exterior, tal como invejas, pragas e mau-olhado. Pode indicar ainda formas de desequilíbrios. Finalmente, em função da própria pessoa poderá indicar, sentimentos de ódio, vingança e ação maléfica. Associação: noite, ébano, carvão. Representação: morte, noite, sombra, autoridade, vazio, sofis pirite, turmalina e olho de tigreticação. Impressão subjetiva: tristeza, melancolia, depressão.
O significado do 8 O que Tem poder: Poder, Responsabilidade, Riqueza Material e Reconhecimento. Positivo: Poder, Eficiência, Prestígio, Riqueza, Sucesso, Perseverança, Disciplina, Perspicácia, Compreensão, Autoridade. Ambição e Administrador Nato. Negativo: Ambição excessiva, Sede de Poder, Materialismo, Intolerância, Arrogância, Desonestidade, Injustiça, Autoritarismo e Teimosia.
Símbolo: roda da fortuna.
Planeta: Plutão e Saturno.
Elemento: terra.
Signo: Leão e Virgem
Metal: chumbo.
Pedra: platina, ônix, hematite, pérola e turmalina negra.
Perfume/aroma: mirra –XS Black, Diesel, Dakar Noir, Iron, Bang
Profissões: executivo, presidente ou gerente de uma grande companhia, advogado, perito, industrial, bancário, editor, publicitário, crítico literário ou teatral. Muito disciplinada, sua aparência transmite sucesso e prestígio, que vêm graças ao grande espírito de competição e capacidade de liderança. Inteligente, dominadora, logo estará comandando a vida da casa. Esperta, hábil, vai descobrir o jeito de impor suas idéias. E não admite ser contrariada. Simplesmente não escuta um não. Desde pequena, mostra que tem iniciativa e objetividade. Mas, antes de contar com a sorte, deve se empenhar para conseguir o que deseja. Impetuosa, tem dificuldade em cumprir uma meta de cada vez. É paciente, intuitiva e misteriosa. Gosta de ler, tem poucos amigos, mas muito bem escolhidos. É um pouco melancólica.
Capacidade de comando e liderança. No trabalho critica quando acha necessário e elogia na mesma moeda .O talento para empreendedor vai se firmar,quando pode alcançar sucesso financeiro. Se optar pela área cultural, será em um cargo administrativo.
Adora desafios e por isso é fascinado por relações complicadas. É sexualmente agressiva e segura de si.

A bola 9, AMARELO, segundo az de outro, este pode jogar, trás soPerfume Be Delicious Men rte. Intelectualidade, análise, optimismo e procura do essencial. O amarelo significa a atividade mental. Pode indicar evolução, luz, sabedoria e intelecto. O amarelo é a capacidade e a clarividência, pode considerar-se como o despertar do ser para formas evoluídas de faculdades psíquicas e de uma elevada sensibilidade. Sensação: vitalidade, brilho, luminosidade. Associação: ouro, sol Representação: prazer, riqueza, Brasil. Impressão subjetiva: alegria, disposição, ambição, medo.
O significado do 9 O que compreende: Realização, Universalidade, Abnegação e Compaixão. Positivo: Amor universal, Paciência, Tolerância, Fé, Generosidade, Solicito e Interesse pelo bem-estar geral. Negativo: Sacrifício, Fracassos, Solidão, Fanatismo, Decepção, Conclusivo, Possessivo, Temperamental e Auto destrutivo.
Símbolo: três triângulos.
Planeta: Marte
Cores: vermelho e branco.
Elemento: ar/fogo.
Signo: Virgem e Libra
Metal: ferro.
Pedras: granada e ágata.
Perfume/aroma: As emocionalmente estáveis e extrovertidas misturam a sensualidade da mulher madura, com a inocência sexy, são tipicamente atraídas por fragrâncias chypre que combinam com musgo de carvalho com, digamos, o frescor da bergamotamel – Eternity, Fuel For Life, BRIT GIRL, Diamonds, Big Pony Women Yellow.
Profissões: Farmácia, médico, enfermeiro, advogado, escritor, ator, dançarino, ou realizando
trabalhos com a comunidade e filantrópicos.
Este número caracteriza pessoas humanitárias, criativas, solidárias, artistas, com feição para a escrita, românticas, animadas, simpáticas, persistentes, generosas e sentimentalistas. Contudo, também são possessivas, têm uma excessiva adoração pela sua pessoa e são consumistas desmedidas. São pessoas que se preocupam com outras pessoas e seus direitos. Possuem muitos talentos, fazem de tudo para alcançar seus objetivos, mas nunca tiram vantagem de seu sucesso. Otimista, carismática e cheia de vitalidade, a pessoa de personalidade 9 aparenta ter gênio forte, mas na verdade é muito compreensiva e generosa. Elogia tudo que é bem feito, mas não esconde o que sente quanto à incompetência ou preguiça.
Tida como a grande irmã da humanidade, percebe, como ninguém, as necessidades do outro e está sempre pronta a ajudar. Comunicativa, vive rodeada de amigos. Mas não tem muito critério para escolhê-los, o que pode lhe trazer algumas decepções. Com os menores, assume funções de conselheira e protetora. Todos esperam muito de você. É tolerante e compreensível. Mas em compensação é um pouco indelicada. Precisa de espaço, adora novidades e sonha em descobrir o mundo.
Quando apaixonada se torna dócil e passa a ser uma grande amante.

A bola 10, AZUL, número do craque, capitão. Esta é a cor da paz de espírito, da tranquilidade e da calma. Sensação: frio, imensidão. Associação: céu, firmamento, mar. Representação: magnitude, dignidade, beleza. Impressão subjetiva: supercontrole,racionalidade. A jogada do craque, para manter relação com um bola 14, que ainda esta verde, o cara precisa ter metido a 10, azul, ter a camisa 10 nas costas, precisa ter muita moral com o time, e o time inteiro estar com ele, por algum motivo que seja. Cor de equilíbrio, entre a frieza da lógica e a efervescência das emoções.
Significado do 10 Mestre, O Idealista: Idealismo, intuição, Perfeccionismo, Clarividência e Colaboração. Positivo: Idealismo, Intuição, Poder extra sensorial, Simpatia, Paciência, Humanitarismo, Misticismo, Sensibilidade, Sabedoria e Inspiração. Negativo: Fanatismo, Desorientação, Cinismo, Falsa Superioridade, Desonestidade, Mesquinhez, Negligente e Preguiça.
Símbolo: planeta Terra.
Planeta: Netuno
Elemento: água.
Signo: Libra e Escorpião
Metal: prata.
Pedras: ágata, safira azul, quartzo azul, sodalit.
Perfume/aroma: essência de violeta – Lacoste, 212, Bulgari For men.
Profissões: Administração, Artes Cênicas, Artes plásticas, Biologia, Educação Física, Engenharia, Economia, Física, Matemática, Fonoaudiologia, Psicologia Pedagogia, Música, Publicidade, Marketing, Propaganda, Química, Relações Internacionais, Comercio exterior, Relações Públicas, Ciências da computação, Normal superior e Turismo. Estatístico, escriturário, bibliotecário, político, diplomata, músico ou pintor.
Este número caracteriza pessoas equilibradas, receptivas, amáveis, sensíveis, sinceras, diplomáticas, cooperativas e românticas. Emotiva, sabe como cativar as pessoas. Solidária por natureza, estará sempre pronta a ajudar os amigos, mesmo que, às vezes, use esse seu lado como forma de chamar a atenção. Também é do tipo que precisa estar sempre com alguém, não importa se é amigo, pais ou familiares. É sociável, gentil e considera muito as pessoas. Paciente, busca sempre a união É facilmente adaptável, mas pode tornar-se indeciso. É muito atenta e compenetrada. Por ser muito diplomática e ter grande facilidade de adaptação, convive muito bem em todos os ambientes que frequenta. Costuma aceitar os próprios erros e não tem vergonha de pedir desculpas. Gosta de manter seu espaço sempre bem arrumado. O medo da doença faz com que busque sempre uma alimentação mais saudável.


No jogo dos velhos as bolas 5 e 13, mudam de cor e são laranjas. A cor alaranjada indica sentimentos fortes entre os quais estão a ambição e o orgulho. É a coragem, a alegria e grande sociabilidade. Ela indica a abertura espiritual a vários níveis, inclusivamente o astral. Eles estão mais preocupado com o econômico do que com a busca do prazer, de aventuras.

LARANJA - Sensação: vigor, vitalidade, fulgor, intensidade. Associação: outono, laranja, girassol, cenoura, gema de ovo. Representação: poder, exuberância, calor, ingenuidade. Impressão subjetiva: criatividade, entusiasmo, inquietude.

A bola 11, VERMELHA para alertar, é criança, na mesma noite você vira lobisomem e estará sobre a lógica da lua negra.
Uma cor ativa e estimulante, que transmite impulsividade, avidez, excitabilidade, impulso sexual e desejo. O vermelho favorece a força de vontade, a conquista, a vitória, a gloria e a capacidade de liderança. A sua contemplação estimula a ação, a luta, a conquista. É a cor das pessoas possuidoras de magnetismo pessoal e de grande força vital psíquica ou orgânica. São pessoas dinâmicas, instáveis, empreendedoras e às vezes até violentas em casos extremos.
O vermelho é preferido por de frequência baixa. É rejeitado por pessoas agitadas e irritáveis. Estes sintomas podem aparecer mesmo quando há carência de energia, como nos casos de cansaço extremo.
O 11 também caracteriza uma pessoa com dons de mediunidade ou voltadas ao ocultismo. O guerreiro das trevas. É o número da espiritualidade.

São pessoas que trazem alegria para as pessoas e inspiração. Geralmente são pessoas que tem os pés no chão e algumas vezes podem ser inconvenientes.
Efeitos orgânicos
Aumenta a pulsação, a frequência cardíaca, a pressão arterial e o ritmo respiratório. Estimula a força vital, a atividade nervosa e glandular e favorece a contração da musculatura.
É a cor das paixões violentas, da raiva e sensualidade. Refletem energias bastante poderosas e geradoras ou destruidoras da vida. O vermelho indica grandes capacidades a nível mental. Afeta o sistema circulatório, bem como aparelho reprodutor. Indica ainda grandes capacidades de ordem ou desordem mental. Sensação: euforia, exaltação, calor. Associação: sangue, boca, maçã, morango, pimenta, Ferrari, Papai- Noel. Representação: perigo, desejo, força, paixão, fogo, sexo proibido. Impressão subjetiva: agitação, impulsividade, agressividade.
Vermelho 11, cuidado representa agressividade, pressão alta, pode ser que o lobisomem morra de parada cardíaca, como no Crepúsculo, o velho. Quem não percebeu a relação do Jake do Avatar, estuprador presumido, que no mundo dos humanos é um cadeirante, por ser um estuprador presumido, e olhe que lá, é com menos de 16 anos, sexteen, idade do sexo, afloramento da sexualidade, ou permissividade para isto, e que no mundo dos aborígenes, “ínidos” se torna uma pessoa normal, por entre os índios e algumas sociedades negroides é permitido. Ou quem não percebeu o índio cadeirante de crepúsculo!? E que lá o nome do lobisomenzinho é Jacob, JAKE!?
Símbolo: chifre.
Planeta: mercúrio - lua de sangue
Elemento: ar.
Signo: Escorpião e Sagitário
Metal: ferro.
Pedras: granada, jaspe, pedra da lua.
Perfume/aroma: As principais notas são pimenta, mirra, incenso, flores raras, além de especiarias orientais mais adocicadas, como canela, cravo e noz moscada.
Patchouli e Musk, essência de morango, rosas – Animale Men, Ferrari Black, Armani Code, Lacoste Red, Jennifer Lopez, Gabriela Sabtini, Vice-Versa
, Hypnotic Poison.
Profissões: Odontologia, orador, escritor, ator, pintor, músico, humorista, produtor cultural, cabeleireiro ou vendedor.
Este número caracteriza pessoas comunicativas, expressivas, simpáticas, interativas, otimistas, inteligentes, criativas e bem-humoradas. O número três é adaptável, alegre, sociável, ótimos comunicadores(as), gostam de manter a harmonia e o equilíbrio em suas vidas. Contudo, também são exageradas e têm dificuldade em terminar os projetos em que se envolvem. Extrovertido dono de grande magnetismo pessoal, promove o desenvolvimento de todos ao seu redor, irradiando alegria, entusiasmo. Sua criatividade ilimitada faz com que tudo pareça possível. Constitui a expressão do sucesso, da sorte, da fertilidade e da beleza. É feliz, criativo, intelectual e otimista. Também é refinado e gosta de coisas caras. Mesmo que em alguns momentos pareça dispersivo, na verdade é muito observador e registra tudo o que se passa à sua volta. Tem o dom da criatividade e usa desenho, teatro e pintura como formas de expressão. Inimigo da rotina, está sempre buscando o novo. Aprende com facilidade. Vive cercado de amigos. Gosta de ambientes alegre e aconchegante. Quando doente, precisa de muita atenção. No trabalho, o sucesso virá através de oportunidades inesperadas que exigem pensamento rápido para achar soluções inéditas e criativas. Conquista a todos com seu encanto natural e não precisa se esforçar para chamar a atenção. Muito romântica e sedutora, alegre, extrovertida e sociável, a pessoa de personalidade 3 transmite muita confiança no amor e na vida. Mostra-se tímido ainda mas, aos poucos, desenvolve uma grande autoconfiança.


A bola 12, ROXA por que é o número da bruxa, se mantiver relação com uma elas decidiram até a sua morte, a maioria delas são iniciadas nesta idade.
O roxo ou violeta é uma resultante da mistura do vermelho com o azul, conservando as propriedades de ambos, embora seja uma cor distinta. O violeta ou roxo tenta unificar a conquista impulsiva do vermelho com a entrega delicada do azul. É a cor da identificação com o lado misterioso da vida. Permite a sensação de fusão entre sujeito e o objeto, entre o indivíduo e o todo. É, definitivamente, uma cor ligada ao encantamento, ao sonho, ao estado mágico da mente, aos desejos espirituais, ao deleite espiritual ou astral.
O violeta é uma cor preferida mais pelas crianças ou por pessoas imaturas ou que estejam em processo de procura de um sentimento espiritual para as suas vidas. Mas isso não quer dizer que a escolha do violeta signifique falta de maturidade ou de dependência. Quem prefere o violeta é claramente sensível, delicado, religioso e esotérico. É a cor das pessoas que têm insegurança emocional e uma certa instabilidade psíquica. O violeta é uma cor feminina, transmitindo misticismo, identificação cósmica, intimidade sensível, encantamento e irrealidade. Carência afetiva, auto-destruição, crises de personalidade, materialismo excessivo.
Nós seres humanos normais, temos um mecanismo básico, binário de pensamento, claro x escuro, forte x fraco, bonito x feio... Porém as bruxas possuem duas personalidades, estão sempre desenvolvendo duas lógicas de raciocínio. Sensação: vitalidade, brilho, luminosidade. Associação: ouro, sol. Representação: prazer, riqueza. Impressão subjetiva: alegria, disposição, ambição, medo.
As bruxas possuem duas personalidades, portanto duas metades com dois polos cada, e para elas não é só uma questão metodológica. Aumenta a capacidade de sacrifício e a perseverança. E transfere energia de um corpo para o outro, pois é uma cor intermediária que vibra entre o vermelho e o azul, entre o instinto e a razão.
Símbolo: o quadrado.
Planeta: Lua
Elemento: ar
Signo: Sagitário e Capricórnio
Metal: tungstênio.
Pedras: ametista, sugilita, alexandrita e crisoberilo.
Perfume/aroma: As mulheres extrovertidas, impulsivas e espontâneas, que buscam mudanças gostam de fragrâncias da família olfativa floral fresco com notas de abacaxi, framboesa, groselha preta e pêssego; violeta e essência de uva cria a falsa sensação de delicadeza e suavidade.– Euforia, Hypnose, Amor Amor, 212 Sexy, Humor, One Million, Dreaming Pearl. Ferre
Profissões: Designe de Moda, Geografia, História, Letras e gastronomia. Empreiteiro, fazendeiro, mecânico, projetista, político, operário de fábrica ou da construção civil.
Este número caracteriza pessoas fortes, com boa capacidade de argumentação, práticas, leais, justiceiras, minuciosas e organizadas. Contudo, também são excessivamente sérias, pouco imaginativas e conflituosas. Também são honestas, capazes e perseverantes. A pessoa de personalidade 4 é altamente metódica e objetiva. Não gosta de rodeios preferindo ir direto ao assunto. Desde pequeno vai mostrar-se disciplinada e muito sistemática. Não terá dificuldades em se adaptar à rotina. É paciente e responsável. Gosta de ordem e regularidade. Mas é autoritária e tem tendência a criticar demais as coisa, querendo que tudo seja a sua maneira. Evite prometer o que você não puder cumprir: ela vai cobrar a promessa durante o resto da vida. Tem uma incrível habilidade manual. É uma especialista em montar e desmontar quinquilharias. E depois, fica esperando os elogios por suas criações. É extremamente organizada. Muito exigente com os colegas de trabalho e amigos, deseja deles a mesma perfeição que busca para si.
A bola 13 é RÓSEA por que ainda é muito bebe, infantil. é estupro de vulnerável, mesmo que ela queira e a mãe permita, não adianta é estupro, vai virar lobisbiba no jogo social. É a afeição e o amor puro, como os das crianças, afinal ela ainda é, mentalmente uma criança, mesmo que já tenha corpo de mulher. Indica compaixão e pureza. Sociabilidade, alegria e um sentimento de compartilhar o que a vida tem de bom. Necessidade de sentir que à sua volta tudo e todos se preocupam com ela. Normalmente, quando esta cor faz parte da aura, indica que se tratam de pessoas afáveis e de certa maneira com uma postura reservada, modesta e tímidas.
Símbolo: a cruz.
Planeta: Mercúrio
Elemento: ar
Signo: Capricórnio e Aquário
Metal: mercúrio (não deve entrar em contato com a pele).
Pedras: Rodonita, quartzo rosa.
Perfume/aroma: Romântica- as mulheres que gostam da segurança de uma vida ordenada e ainda são emocionais preferem perfumes da família floral-frutal: Alegria e frescor "São fragrâncias alegres e divertidas que combinam com pessoas de bom-humor". As notas principais misturam frutas tropicais ou exóticas, como cassis, morango, manga, abacaxi, lichia, maracujá ou pêssego, com flores diversas, como rosa, lírio, frésia, muguet, jasmim ou flor de laranjeira. Eles são refrescantes e confortáveis, da família olfativa floral oriental que combinam notas da terra e doces; essência de rosa, instiga as mulheres a ousarem, a serem diferentes, propondo o luxo e a feminilidade extrema. Com seus perfumes que transformam sonhos e fantasia – Angel, Angel AquaChic, Addict Shine, Prada, Addict Eau Fraichê, Dream, Perfume Ange or Démon Le Secret,
Profissões: psicólogo, pesquisador, vendedor, agente de viagens ou de seguros, guia turístico ou corretor de bônus e ações.


A bola 14 é VERDE, porque esta verde e ainda não pode comer. Esta cor pode indicar sentimentos extremos que vão desde sensibilidade e grande compaixão até a motivações como o engano, o artifício e a rudeza, é a idade da confusão de valores, de sentimentos. Pode ser a calma e a honestidade (entenda-se neste caso, honestidade como ser de confiança). As pessoas que possuem esta cor na sua aura geralmente são dotadas com a capacidade de curar. Relação com a cor; Sensação: frescor Associação: relva, mata, ar puro Representação: paisagens naturais, palmeiras, duendes, liberdade, abertura
Impressão subjetiva: angústia, autocontrole.
Símbolo: dois triângulos opostos.
Planeta: Vênus
Elemento: ar.
Signo: Aquário e Peixe
Metal: cobre.
Pedras: aventurino, crisocola, crisoprase.
Perfume/aroma: essência de maçã verde – Dulce Gabana, Hugo Boss, Kaiak,
Profissões: Biomedicina, Bioquímica, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia Clínica, Veterinária e Zootecnia. médico, músico, funcionário público, dona-de-casa, decorador de interiores, cozinheiro.


Este número caracteriza pessoas responsáveis, simpáticas, amáveis, artistas, criativas, equilibradas, humanitárias, compreensivas, honestas e fiéis. São pessoas intelectuais, imaginativas e sempre estão procurando ser perfeccionistas. São atenciosos com a família, nas relações amorosas e adoram ter responsabilidade. Deseja casar-se, ter um companheiro, uma família. Emanam vibrações artísticas e domésticas. Buscam um lar feliz e o sentir-se útil a uma comunidade. A pessoa de personalidade 6 é passional e humanista. Com uma grande necessidade de ajudar os outros, ela pode até se sacrificar pelos que ama. Carinhosa, compreensiva, meiga, responsável. Meiga, querida por todos e muito apegada à família. Adora a companhia dos pais, dos avós, ter amigos e receber visitas.

Desde pequena, já se mostra uma excelente anfitriã. E para isso, faz questão de uma casa bonita e confortável. Solidária, empresta ou dá, com prazer. Sensível, em um ambiente mais tenso, pode se deprimir e chorar. Normalmente tolerante, torna-se muito teimosa quando contrariada. Movida a elogios, precisa do seu apoio e incentivo. É ativa, inquieta, pensa rápido e gosta de variedade. Não gosta de rotina, prefere tudo o que é novo. Assume mil responsabilidades ao mesmo tempo. E apesar de sobrecarregada, saberá dar conta de tudo. Sem reclamar ou pedir ajuda
Sexualmente aparentemente é passiva mas procura agradar sempre o parceiro. Pode se tornar dominadora e possessiva se sentir-se insegura em relação aos seus sentimentos.


A bola 15 é MARROM por que esta madura, e se for com a autorização dos pais, juiz ou padre pode. Toda essa lógica faz parte do jogo.
Símbolo: estrela.
Planeta: Netuno
Cor: púrpura e violeta.
Elemento: água.
Signo: Áries e Touro.
Metal: prata.
Pedras: pirite, turmalina e olho de tigre
Perfume/aroma: Casual Girl . Perfume cítrico: Frescor e limpeza As notas principais são metálicos misturado com frutas cítricas, como bergamota, tangerina, limão e grapefruit, o que os torna refrescantes e leves. Passam a sensação de "banho tomado" e, assim, fazem com que a mulher se faça presente sem chamar muito a atenção, para homens, amadeirados – Azzaro, Kouros, Chic For Men.
Profissões: cientista, professor, escritor, horticultor, inventor, advogado, ator, psicanalista, líder religioso ou atividades ligadas ao ocultismo.
Tem uma vida interior muito rica, preza o silêncio e a quietude. Trabalha mais para o bem dos outros que para o próprio. É uma pessoa grandiosa, que é atraída por grandes negócios. Mas é um pouco avarenta e extravagante. Pode ficar um bom tempo sozinha,concentrada. Gosta de um ambiente arrumado, fugindo do barulho e da agitação. Ama a natureza e os animais. Normalmente obediente e educada, tem incrível sensibilidade para distinguir o certo do errado, e se ressente demais com as injustiças. É uma perfeccionista, defensora do respeito e da privacidade
Geralmente solitária, ela se isola e precisa de muito tempo para realmente se entregar a qualquer tipo de relacionamento pois prefere este isolamento.


A bola 16 esta FORA DO JOGO, já tem consciência própria e depende mais dela, porém os pais têm que saber e "assistir". Entenderam!? menor de 16 é menor representada pela vontade dos pais, maior de de 16 é menor assistida, menor de 14 é incapaz, menor de 12 é criança. Espalhem para os outros homens, e nunca mais dê moral e poder para a Lua Negra, bem vindos ao jogo!!!


A relação das idades com a consciência dos atos:
Menor de 12 anos - completamente incapaz, criança, infante, por isso infanticídio, direto pro júri.
Entre 12 e 13 - incapaz - vai pro ministério público, de lá direto pro júri.
Para menores de 14 anos pouco importa o consentimento dela ou dos pais, se mantiver relações sexuais é estupro presumido ou de vulnerável, qualquer outra relação que não seja beijo caracteriza estupro de vulnerável.
Entre 14 e 15 - menor representada, a vontade é representada pela vontade dos pais, mais especificamente da mão, progenitora. Relações com estas só com a expressa autorização da mão ou do juiz e para casar. Se a mãe não souber na maioria das vezes dá estupro. Se for um cara casado mesmo com a autorização dos pais é estupro.
Entre 16 e 17 - menor assistida - depende da vontade da menor, com a anuência dos pais, ciência destes ou do juiz. Se mantiver relação com um cara casado dá estupro.

Tipos de Temperamentos

1. SANGUÍNEO

É sempre cordial, eufórico e vigoroso. Receptivo por natureza, toma suas decisões pelos sentimentos e não através dos pensamentos ponderados.
Pela natureza apaixonada e envolvida que possui, contagia um ambiente repleto de pessoas pela sua presença.
Por não gostar de solidão e ter grande convívio social, o sanguíneo sempre tem amigos. E são alvo de inveja de pessoas de temperamentos mais tímidos.
São bons vendedores, funcionários de locais de atendimento ao público, professores, conferencistas, atores, operadores, pregadores e ocasionalmente bons chefes.

Partes positivas e negativas do sanguíneo

Partes positivas:
· comunicativo
· destacado
· entusiasta
· afável
· simpático
· companheiro
· compreensível
· crédulo

Partes negativas:
· volúvel
· indisciplinado
· impulsivo
· barulhento
· inseguro
· egocêntrico
· exagerado
· medroso

Fraquezas: tomar atitudes baseadas em seus sentimentos, ser impaciente, ter vontade fraca e dificuldade para terminar o que começa.

Problemas causados: É uma pessoa precipitada, se distrai com facilidade, desperdiça tempo e conversa, irrita-se facilmente, instabilidade financeira e profissional, não é persistente.

2. COLÉRICO

É ardente, vivaz, ativo, prático e voluntarioso. Por ser decidido e teimoso, torna-se autosuficiente e muito independente.

Por ser ativo, estimula os que estão ao seu redor, não cede sobre pressões. Possui uma firmeza no que faz, o que o faz frequentemente obter sucesso.

Não é dado as emoções, por ser pouco analista, não vê as armadilhas na sua trajetória.

Muitos líderes mundiais e grandes generais foram coléricos. São sempre bons gerentes, planejadores, produtores ou ditadores.

Partes positivas e negativas do colérico

Partes positivas:
· energético
· resoluto
· independente
· otimista
· prático
· eficiente
· decidido
· líder
· audacioso

Partes negativas:
· intolerante
· vaidoso
· auto-suficiente
· insensível

Fraquezas: É impaciente, não tem compaixão, é inflexível, impetuoso, incontrolável.

Problemas causados: Torna-se exigente com os seus, é uma pessoa de muitos argumentos, impiedoso nas decisões, ausência de bondade, cria padrões difíceis de serem alcançados, utiliza-se das situações.

3. MELANCÓLICO

É analítico, abnegado, bem dotado e perfeccionista. Isto o faz admirar as belas artes.

É introvertido por natureza. Mas as vezes é levado por seu ânimo a ser extrovertido. Outras vezes enclausura-se como caramujo, chegando a ser hostil.

É amigo fiel, mas não faz amigo facilmente, por ser desconfiado. Tem habilidade de analisar os perigos que o envolve. Força-se a sofrer e sempre escolhe uma vocação difícil, que envolva grande sacrifício pessoal.

Muitos dos grandes gênios do mundo, artistas, músicos, inventores, filósofos, educadores e teóricos, eram melancólicos. Podemos ver estas características em personagens bíblicos de projeção como, Moisés, Elias, Salomão, o apóstolo João e muitos outros.

Partes positivas e negativas do melancólico

Partes positivas:
· habilidoso
· minucioso
· sensível
· perfeccionista
· idealista
· leal
· dedicado

Partes negativas:

· egoísta
· amuado
· pessimista
· teórico
· confuso
· antisocial
· crítico
· vingativo
· inflexível

Fraquezas: é uma pessoa crítica, voluntariosa em excesso.

Problemas causados: espera muito das pessoas, em troca do que faz. Intromete-se onde não deve, gasta tempo com o que não deve, atrapalhando seu serviço, tem aversão as pessoas que tem ponto de vista diferente, entra em atrito com as pessoas que se opõe ao seu caminhar.

4. FLEUMÁTICO

É calmo, frio e bem equilibrado, raramente explode em riso ou raiva, mantendo sempre suas emoções sobre controle. É o único tipo de temperamento coerente, mas tem muito mais emoção do que demonstra.

Por gostar do convívio social, não lhe faltam amigos e sempre encontra algo de engraçado nos outros. É simpático e tem bom coração. Não se envolve nas atividades alheias, sendo muito capaz e eficiente.

É conciliador e pacificador. São bons diplomatas, administradores, professores e técnicos.

Partes positivas e negativas do fleumático

Partes positivas:
· calmo
· cumpridor
· eficiente
· conservador
· prático
· líder
· diplomata
· bem humorado

Partes negativas:
· calculista
· temeroso
· indeciso
· contemplativo
· desconfiado
· pretensioso
· introvertido
· desmotivado

Fraquezas: ser indiferente ao que o cerca, indolência, sabe como provocar os outros.

Problemas causados: magoa as pessoas através das suas piadas, não se esforça para realizar suas tarefas em ritmo satisfatório.

Resumo:

Melancólico

É um temperamento analítico, abnegado, bem dotado e perfeccionista. Isto o faz admirar as belas artes. É introvertido por natureza. Mas as vezes é levado por seu ânimo a ser extrovertido. Outras vezes enclausura-se como caramujo, chegando a ser hostil. É amigo fiel, mas não faz amigo facilmente, por ser desconfiado. Tem habilidade de analisar os perigos que o envolve. Força-se a sofrer e sempre escolhe uma vocação difícil, que envolva grande sacrifício pessoal. Muitos dos grandes gênios do mundo, artistas, músicos, inventores, filósofos, educadores e teóricos, eram melancólicos. Podemos ver estas características em personagens bíblicos de projeção como, Moisés, Elias, Salomão, o apóstolo João e muitos outros.

Vejamos suas forças e fraquezas:
Forças: Habilidoso, delicado, leal, idealista e minucioso.
Fraquezas: Egoísta, amuado, pessimista, confuso, antisocial e vingativo.
Problemas causados: Espera muito das pessoas, em troca do que faz. Intromete-se onde não deve, gasta tempo com o que não deve, atrapalhando seu serviço, tem aversão as pessoas que tem ponto de vista diferente, entra em atrito com as pessoas que se opõe ao seu caminhar.

Fleumático

O fleumático, geralmente é calmo, frio, equilibrado e por isso a vida para ele é feliz e descompromissada; raramente explode em risos ou em raiva, conseguem fazer os outros rirem, mas ele mesmo não solta um sorriso sequer; sempre diz: “alguém devia fazer alguma coisa”, mas ele não faz. Porém é habilidoso para promover paz e conciliação.

Forças: É calmo, tranqüilo, cumpridor dos deveres, líder, imperturbável, para ele é fácil ouvir os outros em seus problemas, o que é difícil para o sangüíneo e colérico, trabalha bem sob pressão, por isso cumpre suas obrigações e gosta de cumprir horários.
Fraquezas: É um tipo de pessoa calculista, desmotivada. É muito pretensiosa, desconfiada, e isto a afasta dos outros. É pessoa indecisa nas suas decisões e temerosa. Esse tipo de pessoa é muito castigada pelo seu egoísmo.
Problemas causados: Através das suas piadas não se esforça para realizar suas tarefas em ritmo satisfatório.

Colérico

É um temperamento ardente, vivaz, ativo, prático e voluntarioso. Por ser decidido e teimoso, torna-se auto-suficiente e muito independente. Por ser ativo, estimula os que estão ao seu redor, não cede sobre pressões. Possui uma firmeza no que faz, o que o faz freqüentemente obter sucesso. Não é dado as emoções, por ser pouco analista, não vê as armadilhas na sua trajetória. Muitos líderes mundiais e grandes generais foram coléricos.

Forças: É otimista, enérgico, prático, líder, audacioso, autodisciplinado e autodeterminado, não tem medo de situações difíceis nem de grandes desafios, estes o estimulam ainda mais, é alguém de objetivos e por isso a dificuldade não o esmorece.
Fraquezas: Ira, impetuosidade, autosuficiência, é vingativo e amargo, por isso tem tendência ter úlcera antes dos 40 anos, muitas vezes falará coisas cruéis, sarcásticas e mordazes (ofensas grosseiras e refinadas), embora seja de fato capaz, sua arrogância tende causar antipatia nos outros temperamentos.
Problemas causados: Torna-se exigente com os seus, é uma pessoa de muitos argumentos, impiedoso nas decisões, ausência de bondade, cria padrões difíceis de serem alcançados, utiliza-se das situações.

Sanguíneo

Quando se fala do temperamento sanguíneo, se fala de “sangue quente”, de vivacidade. É um temperamento eufórico, vigoroso, que vive o presente, esquece facilmente o passado e não pensa muito no futuro. Traz em si otimismo e por isso crê, mesmo em meio às adversidades.

Forças: Sempre tem amigos, é divertido e contagia os outros, compreensivo e por isso bom companheiro, simpático, destacado e entusiasta e por isso líder.
Fraquezas: É agitado e turbulento, desorganizado, pulsilânime (fraco de ânimo), adora agradar, começa as coisas e não termina, é egoísta e cada vez mais tende a falar muito de si mesmo e de suas qualidades e feitos, tende a desculpar-se sempre de suas fraquezas.

Relações Pitagóricas:
 


Pedras e profissões


Aromas e perfumes


Relações Pitagóricas: