quarta-feira, 29 de novembro de 2017

NSEPS - New Social Polital Economic Sistem - Novo Sistema Político Econômico Social - O Sistema Ideal para o Brasil






Textos-base WIKIPEDIA

NSPES - New Social Polital Economic Sistem - Novo Sistema Político Econômico Social
O ideal para o nosso país é um sistema híbrido entre a Social Democracia e o Socialismo.
A social-democracia é uma ideologia política que apoia intervenções econômicas e sociais do Estado para promover justiça social dentro de um sistema capitalista, e uma política envolvendo Estado de bem-estar social, sindicatos e regulação econômica para promover uma distribuição de renda mais igualitária...


Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica que advogam a administração e propriedade pública ou coletiva dos meios de produção e distribuição de bens, propondo-se a construir uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos...


Socialismo de mercado refere-se a vários sistemas econômicos onde parte dos meios de produção são de propriedade pública e/ou cooperativa e operados de forma socialmente como economia de mercado...


Capitalismo de Estado. O primeiro significado refere-se aos países designados de socialistas (URSS e Cuba, por exemplo), que se caracterizam por manter a exploração dos trabalhadores via extração do mais-valia, tal como no capitalismo privado, mas onde o Estado se transforma no principal proprietário.

A pesquisa tentará mostrar que os governos FHC e LULA foram caracterizados pela especificidade do surgimento de um novo sistema sócio, político e econômico.

O Cenário Econômico no Governo FHC E LULA - Este artigo apresenta uma analise comparativa da situação econômica do Brasil, na visão de governo FHC e Lula. É no entanto feita uma abordagem das variáveis econômicas que influenciam o poder de compras das famílias.

https://administradores.com.br/artigos/o-cenario-economico-no-governo-fhc-e-lula

A economia política dos governos FHC, Lula e Dilma: dominância financeira, bloco no poder e desenvolvimento econômico - O presente texto analisa a relação da política macroeconômica e o desenvolvimento econômico com seus condicionantes políticos, desde 1995 até os dias atuais (governos FHC, Lula e Dilma), por meio da abordagem da economia política, aplicando os conceitos de dominância financeira, dependência e bloco no poder. Ao adotar tal método, partiu-se do pressuposto de que a adoção de determinada política econômica é decorrência: i) dos condicionantes externos, atrelados, no caso brasileiro, à sua condição periférica; ii) dos condicionantes internos associados à interação e conflitos de interesses econômicos e políticos das frações de classe no bloco no poder e em seus desenlaces no Estado. O texto conclui que as mudanças recentes no bloco no poder, entre o final do governo Lula e início do governo Dilma, conferiram maior autonomia ao Estado, especialmente diante da fração bancário-financeira, até então hegemônica, o que abre espaço para a retomada das políticas de desenvolvimento.
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182012000400009

Crescimento da economia: Lula x FHC.

Economia no Governo Lula - O governo Lula continuou a política econômica do seu antecessor, o presidente Fernando Henrique Cardoso. Manter a inflação controlada e o real estável seguiu sendo a prioridade do governo.


O GOVERNO LULA E A POLÍTICA ECONÔMICA BRASILEIRA: CONTINUIDADE OU RUPTURA?
https://www.ufrgs.br/revistatodavia/Ed.%204%20-%20Artigo%203.pdf


Uma analise das políticas macroeconômicas do governo FHC, governo LULA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário